Navios podem ser proibidos de navegar em regiões costeiras

Navios poluidores podem ser proibidos de navegar em regiões costeirasEmitam menos poluição ou fiquem longe daqui. Esta foi a mensagem enviada por funcionários do governo dos Estados Unidos a todos os navios que navegam na região costeira do país.

Poluição dos navios
A Agência de Proteção Ambiental (EPA) norte-americana planeja estabelecer um regime de controle de emissão de poluentes pelos navios dentro de quatro anos. Uma pesquisa recente mostrou que os navios emitem poluição equivalente à metade da frota mundial de carros.

Meio ambiente Bactérias descontaminam água e solo poluídos com solvente

Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), em Piracicaba, desenvolveram uma técnica para a biodegradação de um dos maiores contaminantes do solo e das águas subterrâneas.

A técnica, ainda em fase de desenvolvimento, está se mostrando prática, de rápida operação e extremamente eficiente, eliminando virtualmente todo o contaminante.

Ecofonte: Fonte de texto que garante 20% de economia de tintas/toners de impressora

 Ecofonte, tecnologia verde
Ecofonte a mais nova maneira de se economizar tintas e toners de impressoras, criado pela agência holandesa Spranq. A ecofonte uma fonte desenvolvida para economizar a tinta que é utilizada quando imprimimos documentos em papel.

Após estudar várias formas buscando manter boa legibilidade, resolveram tirar pequenos círculos do interior da fonte Vera Sans, uma fonte open source que pode ser baixada gratuitamente e utilizada na sua casa, escritório ou empresa tanto no PC quanto no Mac. A fonte é capaz de economizar até 20% de tinta na impressão. Faça as contas e veja o quanto você consegue economizar.

A Apple é elogiada pelo Greenpeace por ser ecologicamente correta

Em meio à enxurrada de novidades em eletroeletrônicos verdes, o Greenpeace anunciou em Las Vegas o seu mais recente Guide to Greener Electronics (ou Guia para Eletrônicos Verdes). O objetivo: mostrar ao mundo quais as empresas ecologicamente corretas.

Físicos descobrem como enxergar através de materiais opacos

Físicos descobrem como enxergar através de materiais opacosMateriais como papel, tinta ou tecidos biológicos são opacos porque a luz que passa através deles se espalha totalmente, seguindo caminhos complexos e aparentemente aleatórios.
Mas um experimento feito por físicos do instituto de pesquisas francês ESPCI, demonstrou que é possível focalizar a luz através de materiais opacos e detectar objetos que estiverem escondidos por trás deles - desde que você tenha informações suficientes sobre o material.

Apague as luzes no dia 27 de março!

Dia 27 de março acontecerá a edição de 2010 do já conhecido Earth Hour, promovido pela WWF. A Earth Hour é mais um "evento" com o objetivo de conscientizar a todos o quanto o uso consciente do nosso planeta é necessário, devido ao uso irresponsável que tem sido feito por nós.

O ato é simples: no dia 27 de março, próximo sábado, simplesmente apague as luzes de sua casa entre 20:30 e 21:30 (hora local). Além da óbvia economia de energia, sabendo que esse horário possui um alto nível de consumo energético, esse ato quer mandar uma importante mensagem, do uso responsável do nosso planeta.

22 de Março, Dia Internacional da Água

"Água Limpa para um Mundo Saudável" é o tema da campanha do Dia Mundial da Água 2010.

Em todo o mundo, o mês de Março é dedicado a actividades, celebrações e reflexões sobre o uso sustentável e consciente da água. A Organização das Nações Unidas (ONU) orienta o Dia Mundial da Água 2010 para a qualidade da água, com o objectivo de mostrar que na gestão dos recursos hídricos a qualidade desse recurso é tão importante como a quantidade.

A Geração Energética apartir das Sobras

O OvO e o Meio Ambiente

Redes elétricas inteligentes - como desenvolver
uma infraestrutura para o século 21

04 de Fevereiro de 2010

Antes do texto em si, uma pequena leitura de uma noticia
basal para que se possa entender o texto por completo,
colocado aqui para a boa amiga, e o bom amigo leitor.

Custo em litros de água

A UNESCO fez um estudo para medir quantos litros de água gasta-se para produzir diversos produtos. Como exemplo; para se produzir 300g de carne de porco, são necessários 1440 litros de água.. E um bife de peito de frango “custa” 1770 e assim por diante.

Dia Mundial da Água: 22 de Março

Que tal fazermos algo por ela nesse dia?! Tá certo que deveríamos fazer todos os dias!
Mas naada de ficar sem tomar banho, ou sem lavar a louça! Tô falando de usar a água com consciência, de evitar desperdícios. De conversar com os amigos e familiares, e mostrar o quanto a água é importante pra nossa vida. Pensar no que podemos fazer e falar para que as pessoas não joguem água fora. Usar a criatividade para criar e inventar meios de economizar água; e contar ao mundo.


Estrada recarrega trem elétrico de forma wireless em Seul

Paradas estratégicas para recarregar veículos elétricos são coisa do passado, pelo menos em Seul, na Coréia do Sul. A mais nova sensação da cidade é um trem elétrico, desenvolvido pelo Kaist – Korea Advanced Institute of Science and Technology, que é recarregado, em movimento, pela própria estrada por onde ele anda.

O sistema funciona assim: cabos de eletricidade foram instalados abaixo do asfalto, enquanto um “aparelho coletor” foi colocado na parte de baixo dos vagões do trem. Dessa forma, toda vez que o OLEV – como o veículo foi apelidado – passar por cima dos cabos, um dispositivo é acionado e eles transmitem energia elétrica, de forma wireless, para o “aparelho coletor” do trem, que armazena ou distribui a eletricidade para o restante do veículo, de acordo com a sua necessidade.

Tecido de Bambú

Bambu


O bambu é uma planta típica da Ásia que pode ter até 30 metros de altura.  Ele possui muitos benefícios para quem o usa: serve para comer, é utilizada para fazer cestos e construir barracos e casas (o telhado do Terminal T4 de Barajas Madrid está coberto de bambu) também é um dos materiais mais fortes no mundo. Ele gera 30% mais oxigênio do que outras árvores e alguns podem captar 12 toneladas de CO2 por hectare. Leva três dias para se decompor em uma pilha de 14 orgânico e 90 em seu ambiente natural.

Volkswagen apresenta carro que faz 41km/l

No último Salão de Automóveis de Los Angeles, em dezembro passado, a empresa automobilística alemã Volkswagen apresentou ao mundo o protótipo UP! Lite. O carro é cheio de inovações, como caixa sequencial de 7 marchas, entrada de ar escamoteável, ou seja, a entrada de ar fica aberta somente quando necessário. Além disso, no lugar dos retrovisores há câmeras, as rodas são feitas de fibra de carbono e alumínio, sem contar a carroceria, que também foi feita com materiais mais leves.

Origami high-tech à energia solar deixa PC mais rápido

origame high tech

A criatividade realmente não tem limites. Agora é o origami - tradicional arte japonesa de dobrar o papel, criando figuras sem cortá-lo ou colá-lo – que se alia a tecnologia e a energia solar. O resultado? O nano origami, técnica que pode ser usada para a fabricação de peças tridimensionais.


Claro que esse tal nano origami não é tão simples quanto parece... Mas o que importa é que pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology - MIT, de Cambridge, EUA, estão usando essa técnica para criar eletrônicos na escala nano 3D movidos a energia solar, que podem ajudar a criar memórias mais potentes para PC, além de processadores mais rápidos.