Novas tecnologias dominarão iluminação

O apagar das lâmpadas incandescentes

No começo deste mês, quando a rede de produtos para o lar Ikea anunciou que este seria o último ano em que venderia lâmpadas incandescentes, afirmou que adotava uma medida pró-sustentabilidade antes que uma lei federal banisse as lâmpadas ineficientes.

Mas mesmo depois do desaparecimento, no ano que vem compradores encontrarão lâmpadas que tecnicamente são incandescentes, mas mais caras e eficientes que suas parentes mais velhas. A indústria espera ter um último ganho financeiro da luz incandescente tornando-a mais eficiente antes que ela saia do palco. A cobertura do setor descreve a lei federal sobre lâmpadas incandescentes como um banimento, mas isto não é estritamente verdadeiro. A Lei de Independência e Segurança da Energia de 2007 aumentou os padrões de eficiência das lâmpadas incandescentes "de uso geral", aquelas conhecidas por milhões. As metas terão efeito pleno em 2014. 

Produtos verdes nas prateleiras

As empresas estão fazendo produtos que agridem menos o meio ambiente, sem aumentar o preço.

A rede Walmart desafiou os fornecedores a “esverdear” produtos líderes de vendas. Como ficaram alguns deles
Sendi Moraes Óleo Liza
O que mudou:
processos produtivos e embalagem
Principais resultados: economia de 26% no consumo de água, 18% no consumo de energia elétrica e 10% na quantidade de matéria-prima plástica na produção das garrafas

Voos verdes: novos aviões economizariam até 70% de combustível

A corrida para desenvolver formas mais verdes de voar avança. Enquanto as empresas aéreas anunciam cortes em suas emissões de carbono e tentam implementar práticas pouco convencionais, como “aterrissagens ecológicas”, ou pedir que os passageiros não usem os toaletes, pesquisadores já estão desenvolvendo aviões solares e elétricos experimentais.

Double-bubble-avion-eficiente-MIT

Imagem: ©MIT/Aurora Flight Sciences (Divulgação). 


No entanto,  foi anunciada a criação de protótipos que poderiam significar uma grande mudança na industria da aviação. 

Segundo o Science Daily, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) projetou uma série de aviões que consomem até 70% menos combustível que os tradicionais, geram menos ruído e emissões de óxido de nitrogênio (NOx). 

Os novos modelos foram criados para um programa da NASA que explora diferentes tecnologias para desenvolver aviões que possam responder às exigências aeronáuticas dentro de 25 anos (calcula-se que o número de voos comerciais duplicará até lá). 

Os pesquisadores do MIT trabalharam com o conceito de aviões subsônicos (que voam abaixo da velocidade do som) e criaram dois modelos: um avião para 180 passageiros chamado “double bubble” (foto), para substituir o atual Boeing 737 em voos domésticos, e outro de forma híbrida para voos internacionais, com capacidade para 350 pessoas.

 O primeiro, denominado Série D, reformulou-se a relação entre o tubo e as asas do avião tradicional, criando um corpo mais amplo, com os motores na parte traseira em vez das tradicionais turbinas nas asas. O tamanho das asas e da cauda também foi reduzido. 

Combinando estas inovações com a mudança de velocidade, as aeronaves consumirão menos combustível, apesar de viajarem 10% mais devagar que os 737 atuais. 

Estes projetos são interessantes por sua viabilidade. Segundo o Science Daily, o MIT desenvolveu duas versões sob a nova concepção: uma que economiza até 70% de combustível com tecnologias novas, e outra que consumiria cerca de 50% menos, mas que pode ser construída com as tecnologias e materiais já existentes. Por sua semelhança com os aviões comerciais atuais, eles poderiam ser incorporados à frota mais facilmente que outros modelos experimentais. 

A segunda leva projetada pelo MIT, a Série H, é mais experimental e ainda está em desenvolvimento. Ela usa uma tecnologia semelhante à mencionada na Série D, mas incorpora um novo design triangular para poder transportar mais passageiros.
 
A NASA decidirá qual dos projetos passará para a segunda fase e receberá mais recursos para prosseguir com seu desenvolvimento. Enquanto isso não acontece, o MIT continua a realizar experimentos com empresas privadas.

Trata-se de uma notícia interessante para o mundo da aviação, por se referir a ideias aplicáveis em grande escala e não a pequenos protótipos de naves experimentais. Além de voar de forma sustentável, seria interessante que houvesse avanços também no transporte terrestre. O que você acha?


Fonte: Planet Green

Roupa interativa reproduz memórias de "ser ausente"

Futurólogos de todos os matizes propõem que, em um futuro não especificado, será possível fazer o download de todas as memórias de uma pessoa.

Fazer o upload dessas memórias para um robô é visto por eles como um "passo natural" rumo à eternidade, criando um "você artificial".

Duas cientistas agora decidiram unir ciência e arte para inverter tudo: bem mais com os pés no chão, e usando apenas a tecnologia já disponível, elas criaram um "ser ausente".

Deixando a consciência por conta do "ser presente" - o usuário que fará uso da roupa inteligente que contém o "ego do ser ausente" - Barbara Layne e Janis Jefferies preferiram centrar sua atenção nos sentidos.

O Primeiro hotel feito inteiramente de lixo

Inaugurado primeiro hotel feito de lixo

O primeiro hotel feito inteiramente de lixo foi inaugurado, na semana passada, no centro de Roma, na Itália. Para construí-lo, foram utilizados 12 mil quilos de objetos retirados da praia romana de Capocotta. O mais incrível é que essa quantidade de lixo é jogada, anualmente, em cada três quilômetros quadrados de praia na Europa.

Áudio Post Semana do meio Ambiente

Aperte play para ouvir a mensagem


Para Refletir

Natureza: uma questão de consciência

Pense bem na natureza
Observe que ela tem uma esperteza
Esperteza de nos alimentar
Mas nesse caso a gente tem que colaborar.

Tem bicho de todo jeito
E rio com todo tamanho de leito
Bicho pequeno, bicho grandão,
E bicho que há pouco tempo não existirão

Oh, como eu queria olhar pro céu
E sentir um gostinho de mel
Mas com tanto desmatamento
Dói-me o coração e só lamento

Já conheço uma solução que é bem legal
Reciclar é fundamental
E separar o lixo não é nada difícil
Se você pensar vai logo notar.

Autor: Breno Aquino Caetano do Carmo
Idade: 12 anos
Cidade/Estado: Patos de Minas – MG

5 de junho, Dia Mundia do Meio Ambiente, Hoje é dia de repensar seu papel no planeta



Especial: Semana do Meio Ambiente no Tecnologia Green

Hoje é dia 5 de junho, dia mundial do meio ambiente

 
A data é antiga, foi estabelecida em 1972, mas a cada ano que passa, o 5 de junho e todos os outros 364 dias do ano, se tornam cada vez mais importantes quando se pensa nas atitudes que devem ser tomadas em prol do meio ambiente.
Os especialistas concordam que o ritmo de vida da Terra caminha para o aquecimento global, que vai sendo precipitado pelas queimadas, pela derrubada de áreas verdes, pelo acúmulo de lixo e outras agressões à natureza.

Os especialistas concordam, também, que minimizar o impacto devastador desses males começa com pequenas mudanças de hábito, que podem ser feitas por qualquer pessoa, sendo hoje ou não o Dia do Meio Ambiente.

Temas ambientais da década

Especial: Semana do meio ambiente no Tecnologia Green

Inspirada por esse texto Top Environmental Issues of the Decade, 2000-2009 resolvi fazer o meu Top 10 sobre temas de meio ambiente. Aquecimento global, degelo das calotas polares, reciclagem, calor e frio em excesso, água em falta. Nunca os temas ambientais ocuparam tanto espaço na mídia e nas discussões em todos os lugares - das universidades às ONGs, dos ambientes de trabalho às escolas. A palavra de ordem é diminuir os impactos negativos do ser humano sobre o mundo. Como? Mudando atitudes pessoais e coletivas para salvar o mundo da ameaça (cada vez mais real) de colapso.

Os assuntos não estão listados em ordem de importância. Vamos lá:

O Futuro, O Litio e nossa Sociedade -- Dia Mundial do Meio Ambiente – Semana Especial

O OvO e o Meio Ambiente

O Futuro, O Litio e nossa Sociedade

Sociedade do Lítio: da água do mar ao hidrogênio
Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/06/2010

Cientistas japoneses descobriram
uma forma de armazenar
quimicamente a luz do
Sol e depois utilizá-la para quebrar
as moléculas de água e produzir
hidrogênio de uma forma limpa
e sustentável.

[Imagem: ChemSusChem]

Embora estejam sendo feitos progressos nas células a combustível,
uma espécie de gerador capaz de produzir eletricidade a partir do
hidrogênio ou etanol, gerando apenas água como subproduto,
a produção do hidrogênio ainda é um gargalo a ser vencido caso
se queira que o gás torne-se algum dia o combustível do presente.

Até lá, o hidrogênio permanecerá
como um combustível do futuro.

Dicas de sustentabilidade: como reutilizar papeis

Especial: Semana do meio ambiente no Tecnologia Green 


Diariamente, nossas atitudes e escolhas têm um impacto no ambiente, seja aumentando o desperdício ou contribuindo para a preservação dos recursos naturais do planeta.
 
Para ajudar nestas escolhas divulagmos uma lista de como usar, reutilizar e economizar para viver com sustentabilidade. São dicas simples mas que fazem uma enorme diferença.