Patinete ao estilo Segway usa energia solar e promete cortar grama


No shopping, no quintal ou simplesmente na rua. A missão do Urban Wheels, conceito criado pela designer Siqi Liu, é servir de transporte rápido e econômico em centros urbanos. Ele tem um desenho que lembra o Segway, com duas rodas e uma barra de apoio, mas é movido a luz solar e tem uma estrutura que pode ser modificada.

SoBi: Sistema permite aluguel de bicicletas pelo celular


Os sistemas de aluguel de bicicleta se popularizaram em todo o mundo. Mas, apesar dos benefícios, esses serviços ainda encontram algumas dificuldades, especialmente no que diz respeito à manutenção e conservação das bikes.

Para simplificar o processo e torná-lo mais popular entre os moradores das grandes cidades, um grupo de amigos de Nova York criou o SoBi (Social Bicycle System) – um programa de aluguel de bicicletas controlado pelo telefone celular.

Carros movidos a energia solar darão volta ao mundo


Dois motoristas, três rodas, US$ 350 e nenhuma emissão de carbono. É assim que a equipe australiana formada por pai e filho, Nick e Jason Jones, esperam dar a volta ao mundo num carro elétrico construído sob medida.

A dupla se uniu à equipes da Alemanha e Suíça hoje para a largada de uma corrida de volta ao mundo com o objetivo de demonstrar tecnologias verdes. O objetivo é completar a viagem de 30.000 km sem injetar carbono na atmosfera, um objetivo que Louis Palmer, o organizador da corrida, crê ser factível.

A era da eletromobilidade

Poucos fatos alfinetam tanto o ego dos alemães como o reconhecimento de que eles não lideram a corrida tecnológica ao automóvel elétrico. Estima-se que o atraso dos alemães em relação às nações asiáticas, que dominam a produção das baterias de íon-lítio, seja de, no mínimo, dois anos. Uma distância razoável para a tecnologia que pode se tornar padrão no século 21.

Dá para entender o motivo da preocupação: o que está em jogo são as perspectivas econômicas de grande parte das cadeias de produção, hoje emaranhadas com a indústria automobilística. O PIB e o nível de emprego na Alemanha dependem do crescimento da mobilidade individual, em termos globais. É triste, mas, no fundo, há quem ganhe com as ruas de cidades indianas, chinesas e brasileiras, cada vez mais entupidas de automóvel... Mas mudanças tecnológicas drásticas podem mudar a relação entre ganhadores e perdedores.

Cri-Cri, o Avião Elétrico -- Depois eu que sou o engraçadinho...


Cri-Cri, o Avião Elétrico 
Inovação e ecoeficiência são
as palavras chaves na
EADS.

Após o voo com um avião
usando combustível baseado
em algas, a EADS está agora
focando um novo desafio de
umpropelente com emissão
zero.



Em parceria com a Aero Composites Saintonge e a
Greencri-cri Association, a EADS Innovation Works
apresentou o Cri-Cri, o primeiro avião totalmente
propelido por motores elétricos.

[Para ver a imagem maior, Click aqui/ Foto Defesanet.com.br]


China projeta ônibus que anda sobre carros


Para combater o efeito estufa, a poluição e o consumo de energia, a China apresentou ao mundo, nesta terça-feira, um ônibus inovador que anda sobre os carros.
De acordo com o jornal The Huffington Post, o projeto também atende à necessidade chinesa de aliviar o trânsito, cada vez mais caótico. O ônibus 3D, como tem sido chamado, tem seis metros de largura, utilizará uma combinação de eletricidade e energia solar e será capaz de chegar à velocidade de 60 km/h, com carga máxima de 1.400 passageiros.