Dia Mundial da Terra 2013: Qual o rosto das mudanças climáticas?

Além do descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral, 22 de abril também é lembrado como o Dia da Terra, ou Dia Internacional da Mãe Terra . A data foi criado em 1970 pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição.

Mais de 20 milhões de americanos saíram às ruas para protestar na ocasião. Esse dia histórico acabou levando à criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) e, desde 2009 a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 22 de abril como o Dia Mundial da Terra.

 "O Dia Internacional da Mãe Terra é uma chance de reafirmar nossa responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza em um tempo em que nosso planeta está sob ameaça da mudança climática, exploração insustentável dos recursos naturais e outros problemas causados pelo homem. Quando nós ameaçamos nosso planeta, minamos nossa própria casa - e nossa sobrevivência no futuro", diz mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
Dia da Terra


A edição 2013 do Dia Mundial da Terra traz o seguinte tema: Qual o rosto das mudanças climáticas? 

A data é marcada por uma campanha global que reúne fotos enviadas por milhões de pessoas de várias partes do mundo reunidas num mega mosaico digital.