Dia mundial da Água 2011: Água para as cidades: responder ao desafio urbano

22 de março, dia mundial da água


Esta é a primeira vez na história humana que a maioria de população mundial vive nas cidades: 3,3 bilhões de pessoas ... e da paisagem urbana continua a crescer.

38% do crescimento é representado pela expansão favelas , enquanto que as populações da cidade estão aumentando mais rápido do que infra-estrutura da cidade pode se adaptar.


O objetivo do Dia Mundial da Água 2011 é concentrar a atenção internacional sobre o impacto da rápida industrialização, o crescimento urbano da população e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água

O tema deste ano é água para as cidades: responder ao desafio urbano, incentivar os governos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio da gestão das águas urbanas..

Histórico

Em 22 de dezembro de 1992, a Assembléia Geral da ONU (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS) declarou que no dia 22 de março de cada ano, a partir de 1993, seria celebrado o Dia Mundial da Água. Tal decisão baseou-se nas recomendações contidas no capitulo 18 da Agenda 21 ,no qual se define que o objetivo geral é assegurar que se mantenha uma oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população do planeta, ao mesmo tempo em que se preserve as funções hidrológicas, biológicas e químicas dos ecossistemas (UNESCO-BRASIL).


Fonte: http://www.unwater.org/worldwaterday/index.html

0 comentários:

Postar um comentário