Maior telescópio do mundo será construído no Chile


Telescópio extremamente grande

O Conselho que administra o Observatório Europeu do Sul (ESO) escolheu nesta segunda-feira o local de instalação do E-ELT (European Extremely Large Telescope), um telescópio tão grande que os astrônomos não pouparam superlativos ao batizá-lo.

O "telescópio europeu extremamente grande", com um espelho de 42 metros de diâmetro, será instalado no Cerro Armazones, uma montanha com 3.060 metros de altitude situada na região central do deserto do Atacama, no Chile.

O local fica a cerca de 130 quilômetros ao sul da cidade de Antofagasta e a 20 quilômetros do Cerro Paranal, onde está instalado o "telescópio muito grande" (Very Large Telescope - VLT), também do ESO.

Greenhouse, a primeira e única boate verde do mundo


 

O Dia da Terra movimentou Nova York. Várias celebrações foram organizadas para comemorar os 40 anos do movimento verde na cidade e encorajar a população a adotar hábitos a favor do meio ambiente.
Times Square, Union Square, Central Park e Washington Square Park todos foram locais de passeatas, discursos e até feiras verdes. Mas, à noite, apenas um lugar da cidade pode dar espaço a uma festa sem afetar a natureza. A única boate verde do mundo: a Greenhouse.

Há quase dois anos a casa veio para revolucionar a vida noturna da cidade que nunca dorme. A boate ecofriendly foi inaugurada em meio a muita especulação, a imagem de "espaço amigo da natureza" foi tida como jogada de marketing por muitos. Mas, desde então, a Greenhouse virou point e, mais que isso, foi reconhecida pelo design inovador e ecologicamente correto. A Greenhouse foi a única boate do mundo a receber um certificado L.E.E.D. (Leadership in Energy and Environmental Design).
 

Cinco conceitos de carros sustentáveis nada convencionais

Todos os dias somos bombardeados de novidades do mundo automobilístico. E quando se trata de conceitos sustentáveis os designers são ainda mais criativos e desenham carros futuristas que, para muitos, extrapolam os limites da realidade. Pensando nisso, selecionamos cinco modelos de eco-carros com a aparência, no mínimo, esquisita.

1. Helios Concept
 

Dia Mundial da Terra


Hoje tenho o prazer de escrever o meu 1º Guest Post aqui no TG, quero abradecer a Marilúcia pelo convite, me sinto honrado em falar sobre este tema tão sério!

Dia 22 de abril comemora-se o Dia Mundial da Terra, criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluiçãoe a partir de 1990, outros países passaram a celebrar esta tão importante data.

Hotel dará refeição a hóspede que pedalar para gerar energia

Um hotel na Dinamarca anunciou nesta quinta-feira que passará a oferecer uma refeição grátis a hóspedes que produzirem eletricidade por meio de uma bicicleta ligada a um gerador. O Crowne Plaza de Copenhague está instalando duas destas bicicletas e diz que o objetivo é, ao mesmo tempo em que promove a forma física dos hóspedes, reduzir suas "pegadas de carbono" (quantidade de dióxido de carbono que produzem como resultado direto ou indireto de uma atividade).

Hóspedes vão precisar produzir pelo menos 10 MWh de eletricidade, o equivalente a 15 minutos de pedalada de uma pessoa medianamente em forma para ter direito à refeição. A administração afirma que isso será o suficiente para acender apenas poucas lâmpadas, mas a ideia principal é incentivar o debate sobre o consumo de energia. O hotel já produz energia renovável com 2500 m² de painéis solares.

A Dinamarca possui uma das capitais do mundo mais adaptadas ao ciclismo; a capital, Copenhague, possui 350 km de ciclovias e, assim, 37% da população utiliza a bicicleta como principal meio de transporte. Além disso o país investe bastante em energias renováveis, incluindo fazendas eólicas, que geram um quinto da eletricidade que o país consome.

Fonte: Terra.

Segundo bombeiros, 30% de lama e lixo já foram retirados do morro do Bumba

Após uma semana do deslizamento que atingiu mais de 50 casas no morro do Bumba, em Niterói, devido às fortes chuvas, os bombeiros continuam trabalhando no local à procura de vítimas.

Até a manhã desta quarta-feira, 44 corpos foram encontrados no local e, segundo o Corpo de Bombeiros, 30% da lama e lixo sobre os escombros já foram retirados. Em todo o estado, já são 249 mortos.

O secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, afirmou que não há prazo para o término das buscas e que os bombeiros trabalham com lista de vítimas que sofrem constantes mudanças por ser baseada em dados de familiares. 

Engenheiros transformam ruido em visão

Ruido é usado para criar imagens mais nítidas Ajustando uma tensão elétrica sobre o cristal de niobato de estrôncio e bário, os pesquisadores conseguiram de "sintonizar" uma imagem nítida no monitor.[Imagem: Jason Fleischer/Dmitry Dylov]

Uma nova técnica capaz de criar imagens nítidas de objetos escondidos poderá um dia permitir que os pilotos enxerguem além da neblina e os médicos vejam mais precisamente o interior do corpo humano sem a necessidade de uma cirurgia.
Desenvolvido por engenheiros da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, o método baseia-se na surpreendente possibilidade de aumentar a nitidez de uma imagem usando os mesmos raios de luz que normalmente borram a imagem, fazendo-a ficar irreconhecível.

Interação entre ruído e sinal
"Normalmente, o ruído é considerado uma coisa ruim," afirma Jason Fleischer, um dos criadores da nova técnica. "Mas às vezes o ruído e o sinal podem interagir, e a energia do ruído pode ser usada para amplificar o sinal. Para sinais fracos, como imagens distantes ou muito escuras, na verdade a adição de ruído pode melhorar a sua qualidade."
Para demonstrar isto, os pesquisadores restauraram uma imagem obscurecida em um padrão claro de números e linhas. O processo equivale a melhorar a recepção de TV usando a parte do sinal de transmissão que dá o chiado ou a interferência às imagens.
A capacidade de amplificar sinais dessa forma pode ser utilizada para melhorar uma ampla gama de tecnologias baseadas na transmissão de sinais, incluindo os ultrassons que os médicos utilizam para ver imagens dos bebês ainda no útero e os sistemas de radar que os pilotos usam para navegar através das tempestades.
A técnica também abre caminho para tecnologias como óculos de visão noturna, inspeção de estruturas submarinas, como oleodutos ou pilares de pontes, e até na esteganografia, a prática de mascarar sinais para fins de segurança.

O robô planta que é alimentado por água poluida


O que acontece quando os robôs são verde? O artista mexicano Gilberto Esparza criou uma provocação " Planta Nomada ou Nomadic Plant ".
A planta nomada é um ecossistema com um robô feito de plantas derivadas da biotecnologia e microorganismos que vivem em simbiose no corpo de uma máquina. Esse organismo vive perto dos rios estão sendo contaminados por resíduos da cidade, move-se para encontrar águas residuais, processar e transformar os nutrientes em energia, cumprindo assim o seu ciclo de vida.

Campanha do Tecnologia Green Participe!



Bom, devido aos acontecimentos nos últimos dias que envolvem o assunto Meio Ambiente, a equipe do Tecnologia Green  sai em busca de aliados na sua campanha:

Sobrevivência do meio-ambiente eu defendo essa idéia.

Estudante desenvolve embalagem de refrigerante retangular e sustentável


O formato clássico das garrafas de Coca-Cola pode estar com os dias contados. Se depender do designer Andrew Kim as famosas curvas da marca podem dar lugar às linhas retas da embalagem retangular que ele criou para as bebidas.


Peepoo: Cocô no saquindo, uma maneira sustentável para quem não tem sanitário

saco peepoo
  


Anders Wilhelmson, um arquiteto sueco, professor e empresário, tem desenvolvido essa coisa chamada o saco Peepoo. É um banheiro de uso único para as favelas no mundo em              desenvolvimento onde não há instalações permanentes. From The New York Times :
Uma vez utilizado, a bolsa pode ser amarrado e enterrado, e uma camada de cristais de uréia decompõe o lixo em adubo, mata os agentes patogênicos causadores de doenças encontradas nas fezes.

Dinamarca Vergonha Mundial

Temos realmente o direito de nos auto-denominar de " humanos", "civilizados", "racionais".... chego a me envergonhar de pertencer a uma raça que adora se denominar, tão "superior"...onde esta nossa razão que não aparece quando aqueles que menos "racionais" (devo dizer: aqueles que deviamos proteger...),mais precisam???

....Dinamarca, uma vergonha
O mar se tinge de vermelho, entretanto não é devido aos efeitos climáticos da natureza.

McDonald's inaugura unidade verde no Brasil

O restaurante McDonald's de Bertioga, litoral de São Paulo, é o primeiro da América Latina a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pelo U.S. Green Building Council por ser um empreendimento que atende a critérios de sustentabilidade no projeto arquitetônico e na construção.

A construção utiliza tecnologias de baixo impacto ao meio ambiente, destacando a prevenção de poluição, o reaproveitamento de resíduos, o uso de água da chuva e de energia limpa e a utilização de materiais naturais, renováveis, reciclados e de produção regionalizada.