Ecofonte: Fonte de texto que garante 20% de economia de tintas/toners de impressora

 Ecofonte, tecnologia verde
Ecofonte a mais nova maneira de se economizar tintas e toners de impressoras, criado pela agência holandesa Spranq. A ecofonte uma fonte desenvolvida para economizar a tinta que é utilizada quando imprimimos documentos em papel.

Após estudar várias formas buscando manter boa legibilidade, resolveram tirar pequenos círculos do interior da fonte Vera Sans, uma fonte open source que pode ser baixada gratuitamente e utilizada na sua casa, escritório ou empresa tanto no PC quanto no Mac. A fonte é capaz de economizar até 20% de tinta na impressão. Faça as contas e veja o quanto você consegue economizar.


Para instalar, basta baixar o arquivo do site da SPRANQ e salvá-lo na pasta de fontes do seu computador. Se depois você não quiser mais utilizá-la, só é preciso excluir o arquivo da pasta das fontes.

Além de conservar tinta, a SPRANQ pretende estimular uma consciência nas pessoas e inspirar os grandes fabricantes de software e de impressoras para que façam inovações ecológicas. “Pense na quantidade de coisas que imprimimos. É realmente necessário ou jogamos fora papel e tinta?”, questionam.
Por isso, além de disponibilizar a Ecofont gratuitamente, eles dão dicas de como economizar ainda mais durante as impressões. Confira:

  • Usuários: Imprima apenas o necessário. Use uma impressora eficiente e papel natural, ou seja, que não passou pelo processo de branqueamento;
  • Designers gráficos: utilize técnicas modernas que evitam o desperdício durante o processo de separação da tinta. Na hora de escolher o papel, leve em conta a questão ambiental;
  • Impressoras: Evite as máquinas a laser que impossibilitam a separação da tinta e do papel. Fique de olho nas inovações tecnológicas, como as impressoras que utilizam tintas a base de plantas;
  • Fabricantes: Invistam em tecnologias que favoreçam o meio ambiente.

Baixe aqui a Ecofonte


Fontes: Winkpédia; Ecod

1 comentários:

  1. Oieee Mah, essa foi uma das melhores matérias que eu vi aqui no TG, no que se refere a beneficios que ela gera ao leitor.
    Essa iniciativa gera beneficios para todos os lados:
    Para empresa;
    para o meio ambiente e
    para o leitor.


    Parabéns, eu mesmo já vou baixar minha fonte Vera Sans.

    ResponderExcluir