Pavilhões e temáticas verdes na Expo Shanghai 2010

Cirque de Soleil
Pavilhão do Canadá. Imagem: ©Cirque du Soleil.
No dia 1º de maio, foi inaugurada a grande exposição mundial Expo Shangai 2010, na China, evento que tenta explorar temas que afetam a humanidade por meio de diferentes atividades e expressões, sob o lema “Cidade Melhor, Vida Melhor”.


Projeto de Shangai
Projeto de Shanghai. Foto: ©Atelier Feichang Jianzhu.
O tema da exposição já demonstra suas intenções verdes. Apesar de parecer contraditório, as cidades são as opções de vida mais sustentáveis: concentram as pessoas em lugares comuns, onde não precisam percorrer grandes distâncias para satisfazer suas necessidades, e oferecem meios de transporte públicos e serviços comunitários que servem a milhares de habitantes de uma vez.

Já as pessoas que vivem dispersas em diferentes subúrbios ou condomínios fechados, longe umas das outras e dos centros comerciais e de trabalho, dependem de automóveis individuais, transportes de mercadorias e serviços fragmentados para satisfazer suas necessidades.
Pavilhão Suiça
Pavilhão da Suíça. Imagem: ©Buchner Bründler Architects.
Dentro das exposições mundiais, uma das principais atrações são os pavilhões dos países e os pavilhões temáticos: grandes e deslumbrantes construções futuristas, projetadas por renomados arquitetos. E como este ano a temática está relacionada à sustentabilidade, muitos deles têm materiais e propostas verdes.

Um exemplo é o Pavilhão do Canadá, que conta com uma cobertura especial nas paredes externas para coletar e reaproveitar a água da chuva no recinto, como destaca o TreeHugger. O mesmo conceito é expresso pelos integrantes do Cirque du Soleil, sob o tema “A cidade viva: inclusiva, sustentável, criativa".

Outra estrutura de destaque é a da Suíça, coberta por uma cortina com fibras de soja que pode se degradar na terra em apenas duas semanas e células solares capazes de gerar energia, segundo o ArchDaily (http://www.archdaily.com/30860/switzerland-pavillion-for-shanghai-expo-2010/). A instalação também apresenta uma imagem da floresta e das montanhas para evocar a natureza do país.

Espaço do Reino Unido
Catedral de sementes, o espaço do Reino Unido. Foto: Despoke.
O Pavilhão de Shanghai, por sua vez, foi produzido com tubos plástico feitos a partir de caixas de CDs recicladas, que poderão ser recicladas novamente ao final da exposição, indica Inhabitat. No teto, será instalado um aquecedor solar de 1600m2 que gerará eletricidade a partir da água quente com uma nova tecnologia.
O Pavilhão do Reino Unido também impressiona, com seu revestimento de 60 mil tubos de fibra óptica de 7,5 metros cada um, com sementes incrustadas na extremidade. O projeto foi realizado em conjunto com o branco de sementes Millenium, que planeja reunir as sementes de 25% das espécies do mundo até 2020. De acordo com TreeHugger, a ideia é fazer as pessoas refletirem sobre a relação entre as cidades e a natureza. Espaço do Reino Unido Detallhe da catedral de sementes. Foto: Despoke.
Os afortunados visitantes que estiverem em Shanghai de 1º de maio a 30 de outubro deste ano terão a oportunidade de ver estes e muitos outros espaços interessantes na exposição. Para mias informações, visite En.Expo2010.cn

Fonte: Discorevy Brasil

0 comentários:

Postar um comentário