Ye Zi: O primeiro carro que economiza mais energia do que consome

Ye-zi-auto-negativo-carbono-1
    Imagens: ©SAIC, Autohome - China

A empresa Shanghai Automotive Industry Corp. (SAIC) está apresentando na Expo Shanghai 2010 um novo conceito em transporte individual: um protótipo de carro elétrico que pretende gerar mais energia do que consome e seria o primeiro veículo com emissões “negativas” de carbono. 

Denominado Ye Zi, que significa “folha”, o veículo da SAIC seria movido pela energia eólica (por meio de geradores em suas rodas) e solar, mediante painéis instalados no teto. 


Além disso, o chassi teria elementos orgânicos para absorver o dióxido de carbono do ar. O CO2 seria convertido em metano por células de combustível e o oxigênio gerado no processo seria devolvido à atmosfera. Como explica o TreeHugger, quando micróbios utilizam o hidrogênio da água (H2O) e o carbono do dióxido de carbono (CO2) para produzir metano (CH4), a substância emitida é o oxigênio (O2). O carro também terá um mecanismo para gerar eletricidade para a iluminação interna. 
Estas tecnologias são viáveis ou os projetistas do Ye Zi apenas fantasiaram este conceito?

A Wired consultou um engenheiro com 15 anos de experiência em tecnologias automotivas avançadas. Ele comentou que os mecanismos mencionados, apesar de produzirem energia, não são nada práticos: a geração de O2 no chassi do carro certamente aumentaria seu peso e geraria muito calor, além do que as rodas funcionariam melhor em subidas ou descidas.

Apesar de ser apenas uma ideia, o Ye Zi impulsiona o design automotivo a ir cada vez mais longe. Enquanto a indústria automotiva se empenha para produzir carros com baixo consumo de combustível, será possível criar veículos que não sejam apenas econômicos, mas também tenham efeitos positivos sobre o meio ambiente? Se já se pode fazer isso com casas, por que não com automóveis? 

Qual é a sua opinião? 

Fonte: Discorevy Channel

0 comentários:

Postar um comentário