2010, Ano Internacional da Biodiversidade, mensagens de Gaia.

O OvO e o Meio Ambiente 
Antes do texto em si, uma pequena leitura de uma noticia
basal para que se possa entender o texto por completo,
colocado aqui para a boa amiga, e o bom amigo leitor.

Começa o Ano Internacional da Biodiversidade
Fabio Reynol - 08/01/2010

"A COP da biodiversidade tem um encontro marcado para outubro deste ano, na cidade japonesa de Nagoya, a fim de avaliar os resultados das ações assumidas em 2002 para preservar a biodiversidade.
As perspectivas são igualmente pessimistas. "


[Fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br/]

"Coexistência das espécies

A ocupação desordenada de áreas naturais, a exploração predatória de recursos
da natureza e a poluição são algumas ações humanas que têm trazido sérias consequências,
levando o planeta a perder cada vez mais espécies animais e vegetais."

"A natureza é uma rede extremamente intrincada que precisa ser mantida
para a vida existir. Porém, essa harmonia tem sido cada vez mais ameaçada,"
afirma Roberto Gomes de Sousa Berlinck, do Instituto de Química de São Carlos (USP)
sobre a importância da coexistência das espécies."

"...Convenção sobre a Diversidade Biológica (CBD), órgão da ONU que trata do problema,
a taxa de perda de espécies chega a cem vezes à da extinção natural
e vem crescendo exponencialmente."

"Carlos Alfredo Joly, professor do Instituto de Biologia da Universidade
Estadual de Campinas... "Precisamos este ano estipular metas mais confiáveis
e usar indicadores mais mensuráveis",..."Como saber quantas espécies desapareceram
se ainda estamos fazendo os inventários?", disse."

Mais informações sobre o Ano Internacional da Biodiversidade podem ser
obtidos em www.cbd.int/2010 e, sobre o Biota-FAPESP, em www.biota-fapesp.net.

Click aqui e Leia tudo na Integra

Ola caros amigos tanto do meu querido BlogdoIML, quanto dos meus
mais novos amigos do TecnoGreen, um salve imenso deste amigo baiano.

Também salves aos meus queridos colegas do RecantodasLetras.

Inicio minha primeira participação no Tecno, comentando uma noticia tão extensa
quanto
grande na sua importancia -- o apagado pela maioria da midia brasileira,
e porque
não global, Ano Internacional da Biodiversidade.

A noticia realmente é extensa, e é altamente aconselhavel uma lida criteriosa
no artigo retirado do site muitissimo respeitado no campo da tecnologia,
o InovaçãoTecnologica, porque sim, alem deste que vos escreve não ser um
ambientalista por excelencia, sabe reconhecer um fato de interesse mundial.

Enfim, vamos às minhas humildes considerações.
Prometo não tomar muito tempo.

Falar, retratar e mesmo queixar-se do que acontece no nosso habitat -- o nosso
planeta Terra -- é de extrema facilidade para todos nós; de tempos em tempos,
pego a mim mesmo reclamando que o calor está intenso, o ar mais denso,
mais poluido, e o meu estresse maior -- afinal o habitat selvagem da cidade não é
lugar para a criatura humana, fato incontestavel pela quantidade imensa de doenças
ligadas à sociedade contemporanea.

Vendo os nossos amigos ambientalistas lutarem com tanto impeto pela nossa
morada, faz-me sempre ter uma reflexão de mim, para mim mesmo -- redundancia?

Sim de fato.
Por que, o que faço eu, para ajudar o meu planetinha?
Sinto dizer para mim, que nada.

Bom, talvez postar este texto faça alguns amigos leitores mudarem ao
menos sua visão de mundo; agora lutar como eles, eu lutaria?

Não, de com certeza não.
Ao menos não agora.

Não pela ideia de que, 'Se ninguem luta, eu também não luto', mas pela
simples questão de que ser ambientalista neste país é caro; caro não,
como diria Machado de Assis, 'é carissimo!'

Primeiro que em Salvador o transporte publico é terrivel; segundo que
não usar sacolas plasticas no lixo ainda é sim, caro; terceiro, ter de ao menos
que consertar a 'rebimboca da parafuseta' do carro de meu pai, para que ele polua
menos, ainda sim é caro.
[Outra vez caro, não aguento mais!!]

E nem cheguei no ponto dos alimentos sem agrotóxicos, ou ainda
trocar a minha carne vermelha -- sim, sou um carnivoro! -- por soja;
coisa impensavel -- e olhe que entendo bem a doutrina da não-violencia.

Cogitando esses aspectos consigo ver o quão dificil -- e caro! -- é ser
um ambientalista por inteiro.

Agora, voltando a noticia...
Tanto os cientistas, quanto os governantes e mesmo as sociedades
-- mesmo que no ambito do inconsciente de cada um -- sabe que
a unica maneira de fazermos com o que o sistema de Gaia funcione
harmoniozamente é atravez da vontade.

Em outras palavras; se agente não quiser fazer algo de concreto,
e rapido, a Terra se livra da gente, como uma pessoa que para se livrar
do resfriado, tem uma febre, ou um febrão.

Se nós somos o 'virus', a Terra não tardará de se livrar do mal.
E isto, os cientistas, governantes e sociedades, sabem,
mesmo que no ambito
do inconsciente.

-E o Ano da Biodiversidade, então?

É uma tentativa, como foi Eco92, Tratado de Quioto...
E que por Deus, funcione!
A Terra precisa, e agente precisa Dela!!


ps: E Deus? O Pai, O Infinito, nada tem haver de usarmos
mal o nosso livre-arbitrio.


Click Aqui e Leia este Artigo no meu blog, o BlogdoIML;
Ou Aqui para lê-lo no RecantodasLestras.



Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Você
pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado
crédito
ao autor original (Cite o nome do autor "Tassio Bruno F. Silva"
e o seu
Pseudonimo "O Presbitero" junto ao link para o email "darkest_lost@hotmail.com").
Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

0 comentários:

Postar um comentário