Tecido de Bambú

Bambu


O bambu é uma planta típica da Ásia que pode ter até 30 metros de altura.  Ele possui muitos benefícios para quem o usa: serve para comer, é utilizada para fazer cestos e construir barracos e casas (o telhado do Terminal T4 de Barajas Madrid está coberto de bambu) também é um dos materiais mais fortes no mundo. Ele gera 30% mais oxigênio do que outras árvores e alguns podem captar 12 toneladas de CO2 por hectare. Leva três dias para se decompor em uma pilha de 14 orgânico e 90 em seu ambiente natural.



E não é tudo, agora é famosa por fornecer matéria orgânica. O tecido de bambu  é feito de polpa de bambu é branqueada sem cloro, é removido muito facilmente e não requer produtos químicos, também requer menos água do que outros tecidos para processamento.

A fibra de bambu não é irritante, pois provoca menos alergias. Regular a temperatura: é quente no inverno e fresco no verão. Também é quatro vezes mais absorvente (umidade e suor) de algodão, graças aos seus microfuros. Isso torna um tecido respirável: não ficar com o exercício ou calor excessivo. E a melhor parte é que é um excelente protetor contra os raios UV.


Fonte: Ver o verde

2 comentários:

  1. Interessante perceber essas possibilidades.

    ResponderExcluir
  2. esses fios resultam de processos produtivos que não podem ser considerados "verdes", segundo Hans-Jürgen Kleine, químico com mais de 30 anos de experiência na indústria têxtil e de celulose e fundador da Associação Catarinense do Bambu.

    Para fabricar um tecido natural, as fibras vegetais precisam ter, no mínimo, 30 mm de comprimento - caso do algodão e do linho, mas não das espécies de bambu (que têm apenas entre 2 e 3 mm). "Para quebrá-las e transformá-las, a indústria utiliza o dissulfeto de carbono, altamente tóxico ao meio ambiente", explica Hans. O processo é idêntico ao da produção de viscose, obtida de qualquer fibra vegetal.

    Quanto à maciez e à ação fungicida do tecido de bambu, características ressaltadas por alguns fabricantes, o gerente de infraestrutura e capacitação tecnológica da Associação Brasileira da Indústria Têxtil, Sylvio Nápoli, esclarece: "Na verdade, os fios de bambu aderem com mais facilidade aos produtos químicos que conferem essas propriedades".

    E há ainda outro problema: o Brasil não produz fios de bambu. "Importamos toda a matéria-prima, principalmente da China", completa. Mais impactos ambientais gerados pelo transporte intercontinental. Resguardados os usos ecológicos na arquitetura e na decoração, na forma de tecido o bambu está longe de ser aclamado pelos ambientalistas. "Por enquanto, trata-se de uma estratégia de marketing que se aproveita da boa fama do material", resume Hans.

    ResponderExcluir