A Terra é mais jovem do que se pensava

A Terra é 70.000 mil anos mais jovem do que estimado anteriormente , segundo um novo estudo geológico.
Isto significa, dizem os cientistas na revista Natureza GeociênciasQue nosso planeta teve muito mais do que foi formado após o nascimento do sistema solar, 4.567 mil anos atrás

Para confirmar a idade da Terra , a equipe de pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido , comparou os elementos químicos no manto da Terra com os dos meteoritos da mesma idade do sistema solar.

No passado , os cientistas tinham estimado que o desenvolvimento do nosso planeta, um processo conhecido como deposição em que o gás , poeira e outros materiais se combinam para formar um planeta, ocorreram mais de 30 milhões de anos.
Mas novas pesquisas mostram que esse processo pode ter levado até 100 milhões de anos, três vezes mais do que se pensava anteriormente.

Embora os cientistas acreditam que a Terra provavelmente cresceu para 60% de seu tamanho atual de forma relativamente rápida , o processo pode ser lento e levou milhões de anos para atingir o seu pleno desenvolvimento.

O acréscimo de nosso planeta envolveu uma série de colisões entre os grandes pedaços de destroços estrelas , chamados embriões planetários .

Para investigar a idade da Terra , os cientistas mediram os níveis de isótopos criado durante essas colisões , que podem oferecer um "relógio geológico ".

" As colisões geradas níveis enormes de calor que causou o planeta interior derretido, o metal fundido segregado para o centro para formar o núcleo ", disse à BBC que o Dr. John Rudge, que liderou a pesquisa .

"E durante esse processo, o Terra criou uma divisão entre o núcleo derretido e manto , a camada que a cobre. "

A maioria dos cientistas acredita que o processo de acreção terminou quando um corpo do tamanho de Marte se chocou com a Terra e causou o descolamento do planeta para formar a Lua .
Geológico do Relógio

Os pesquisadores analisaram os níveis de dois isótopos, elementos químicos em háfnio manto da Terra é chamado de tungstênio 182 e 182.

Durante um período de vários milhões de anos, o háfnio está se deteriorando em tungstênio. Como este material é atraído para metal, se juntou ao centro da Terra quando ele estava se formando .

Isso deixou uma "assinatura " no manto que revelou quanto tempo levou o planeta "distintos ".
Ao comparar a proporção de 182 tungstênio no manto com a quantidade encontrada em meteoritos que colidiram com o nosso planeta , os cientistas puderam deduzir o tempo que levou a Terra para criar uma divisão entre o núcleo eo manto.

Os pesquisadores compararam os resultados desta técnica com um método similar que usa dois diferentes isótopos .

E, ao invés de assumir que era um método mais preciso do que os outros e que a Terra foi formada em uma taxa constante , os cientistas criaram modelos de todas as maneiras diferentes em que o processo pode ter ocorrido.

Segundo o Dr. Rudge, o ponto em que os dois métodos concordam é que a formação da Terra Tuvia ter sido " muito rápido no início , então houve uma pausa e depois um acréscimo mais gradual. "

Isto significa, diz o especialista , ao invés de a Terra se formou 30.000 mil anos , levou um total de cerca de 100 milhões de euros. "

"Nós estimamos que isto faz com que nosso planeta tem cerca de 4467 mil anos de idade, um jovem quando comparado com o planeta de 4537 mil anos que já tinha imaginado ", disse o Dr. Rudge .

Fonte: BBC

0 comentários:

Postar um comentário