Tecnologia Verde (Green)

O termo "tecnologia" refere-se à aplicação do conhecimento para fins práticos. 
O termo "
verde" (green em ingles) refere-se a designação ao meio ambiente!
O campo de "tecnologia verde" engloba um grupo em constante evolução de métodos e materiais, de técnicas de geração de produtos que causem menos impacto ambiental.

Diversas empresas vêm investindo na preservação do meio ambiente e também no desenvolvimento de produtos eletrônicos, energias renováveis, veiculos entre tantos outros, que não sejam tão danosos à natureza tanto enquanto são usados, quanto no momento em que são descartados. Exemplos de tecnologia verde são redução do consumo de energia, utilização de material reciclável ou criado a partir de fontes renováveis de energia e produtos reutilizáveis. 

A expectativa atual é que este campo trará inovação e mudanças na vida diária na magnitude semelhante à tecnologia de informação "explosão durante as últimas duas décadas. Nesses estágios iniciais, é impossível prever o que a tecnologia "verde" poderá vir a abranger. 
Os objetivos que informam a evolução neste campo de rápido crescimento incluem: 
Sustentabilidade -  Entende-se como o encontro das necessidades da sociedade de uma forma que pode continuar indefinidamente no futuro, sem danificar ou esgotando os recursos naturais. Em suma, a satisfação das necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades. 


-->
--> --> Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

"Cradle to Cradle Design" - "Do Berço ao Berço " grave de produtos manufaturados, criando produtos que podem ser totalmente recuperados ou reutilizados. 
Frase não muito elucidativa mas que contém um conceito genial, primordial, aplicável e fundamental nos tempos correntes.

O conceito trata do desenho (projeto) de produtos e dos respectivos processos produtivos de modo que todas as partes (componentes e matérias primas) envolvidas na produção desses produtos possam ser totalmente reutilizadas em novos processos produtivos depois que estes produtos forem descartados.

Cabe esclarecer que não se deve confundir este conceito com reciclagem. É bastante diferente.

Um exemplo típico de reciclagem é o do papel. Após sua utilização (por exemplo de folhas brancas), a reciclagem do papel, no caso ótimo de economia de recursos e energia, irá produzir um papel de qualidade inferior e, talvez, meio pardo ou amarelado, por exemplo.

Isto é, o produto gerado na reciclagem demandou reprocessamento, consumo de energia e recursos, e o resultado foi um produto inferior ao original.

No conceito do berço ao berço (cradle to cradel design), o reprocessamento do produto descartado irá criar um novo produto de qualidade igual ou superior ao original. Isto não quer dizer que seja para a mesma aplicação ou para o mesmo mercado.

Além disso existe toda uma preocupação para que todo o processo de produção e as matérias-primas utilizadas sejam ecologicamente corretas e efetivas.

Quando o sistema estiver funcionando o círculo produtivo (produção – descarte -produção) maximiza o valor agregado sem prejudicar o ecossistema. Em outro momento falaremos mais sobre  este termo 
"Cradle to Cradle Design"
A redução na fonte - a redução de resíduos e poluição, mudando os padrões de produção e consumo. 

Inovação - o desenvolvimento de tecnologias alternativas - seja combustíveis fósseis, produtos eletrônicos ou de agricultura intensiva químicas - que têm demonstrado causar danos à saúde e ao ambiente. 
Viabilidade - a criação de um centro de atividade econômica em torno de tecnologias e produtos que beneficiam o meio ambiente, acelerando a sua implementação e criação de novas cadeias produtivas que realmente protejam o planeta. 

Exemplos de áreas de tecnologia verde

Energia 
Talvez a questão mais urgente para a tecnologia verde, isso inclui o desenvolvimento de combustíveis alternativos, novos meios de geração de energia e eficiência energética. 
Green Building - Edificações Verdes
Green Building engloba tudo, desde a escolha de materiais de construção para um prédio até onde está localizado. Faremos uma postagem abordando esse assunto
Compra Ambientalmente preferenciais 

Esta inovação do governo envolve a busca de produtos cujos conteúdos e métodos de produção tem o menor impacto possível ao meio ambiente, e determina que estes sejam os produtos preferidos para compras governamentais. 
A química verde 

A invenção, concepção e aplicação de produtos quimicos e processos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substancias perigosas.
Nanotecnologia Verde 
A nanotecnologia envolve a manipulação de materiais na escala do nanômetro, um bilionésimo de metro. Alguns cientistas acreditam que o domínio deste tema irá transformar a forma como tudo no mundo é fabricado. "Nanotecnologia Verde" é a aplicação da química verde e princípios de engenharia verde a este campo.



Fontes: winkipedia; 
           www.green-technology.org

3 comentários:

  1. Site Otimo!Continui assim!
    Edmundo Pantera.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pantera por sua visita aqui.
    è um prazer ter você visitando nosso blog.
    Sinto Saudades das discussões ideias na equipe de edição e programação lá na Rede Almeidense. O tempo que estive por lá contribuiu Muito para meu crescimento profissional, sou grato a vocês.
    Abração Volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Pesquisando na internet claro que encontramos bons sites - Mais esse é que mais me chamou atenção é forma que é escrito.Sem sobra de duvidas é a tecnologia da informação.

    ResponderExcluir