Canção africana irá difundir Objetivos do Milênio na Copa

Especial: Semana do meio ambiente no Tecnologia Green

Nada de Shakira ou Cláudia Leitte… se depender da campanha 8 Goals For Africa, da ONU, a música-tema da Copa do Mundo de 2010 será uma canção que fala sobre os oito ODMs – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

A canção "Gols para a África" foi composta por Dludlu (música) e Wainaina (letra). Em seus versos, ela aborda assuntos como combate a doenças, pobreza, fome e mortalidade infantil até 2015: “Nós temos o poder nessa hora/ Para decidir que não perderemos mais crianças de menos de cinco anos/ Que cresceremos e viveremos para vê-las até os 80 anos/ E ver os filhos de seus filhos”, diz um trecho.

Objetivos para o milênio. 8 Jeitos de Mudar o Mundo

Especial: Semana do meio ambiente no Tecnologia Green

Já estamos na semana do meio ambiente e é sempre bom relembramos de metas assumidas pelos paises. Nesse caso especifico vamos falar sobre os "Objetivos do Desenvolvimento do Milênio" (ODM), também conhecidos como "8 Jeitos de Mudar o Mundo".
O que são estes objetivos?

São um conjunto de metas pactuadas pelos governos dos 191 países-membros da ONU com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver.

O compromisso foi firmado durante a Cúpula do Milênio, em setembro de 2000, após uma análise dos maiores problemas globais, e prevê um conjunto de oito macroobjetivos (voltados basicamente para as áreas de saúde, renda, educação e sustentabilidade) a serem alcançados pelas nações até 2015. São eles:

Dia Mundial do Meio Ambiente 2010


Você sabia que você é um em um milhão? Ou, mais precisamente, uma espécie entre milhões que habitam o nosso planeta? Mesmo assim, humanos fazem parte de um número reduzido de espécies que apresentam crescimento em sua população. Enquanto isso, muitas outras estão se extinguindo.

Sabe-se que um total de 17.291  espécies estão ameaçadas de extinção - desde plantas e insetos pouco conhecidos até as mais carismáticas aves e mamíferos. E isso mal reflete a dimensão do problema; muitas espécies desaparecem antes mesmo de serem descobertas.

Dia Mundial do Meio Ambiente – Semana Especial

Especial: Semana do meio ambiente no Tecnologia Green

Na proxima semana comemoramos o dia mundia do meio ambiente e o Tecnologia Green estará contribuindo com a semana levando até o leitor mais noticias e informções a respeito deste tema tão essencial para nosso presente e nosso futuro. 

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Desde então no dia 05 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Alguns dos principais esforços em relação ao Dia do Meio Ambiente são:
  • Mostrar o lado humano das questões ambientais;
  • Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
  • Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
  • Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
Este Ano o tema do Dia Mundial é: “Muitas espécies. Um  Planeta. Um Futuro. O evento deste ano vai comemorar a incrível diversidade da vida na Terra, como parte do Ano Internacional da Biodiversidade 2010.

Este ano o Ruanda,  será a sede mundial das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o que reflete o engajamento dos países da Africa. Ruanda é um país de excepcional biodiversidade que tem feito enormes progressos em matéria de protecção ambiental e conduzirá as comemorações com três dias de eventos. 

“Se você tem metas para um ano. Plante arroz
Se você tem metas para 10 anos. Plante uma arvore
Se você tem metas para 100 anos então eduque uma criança
Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente.”

Confûcio
 
Participe!, deixe seu comentário nos posts da semana ambiental.

WED 2010. Many Species One Planet One Future

Feira de Mobilidade Sustentável

Em tempos de preocupação com o meio ambiente, a indústria automobilística mostra suas novidades numa exposição de carros ecologicamente corretos.


A Feira de Mobilidade Sustentável acontece pela primeira vez na América Latina. De domingo (30) até o dia 3 de junho, o evento, no Riocentro, na Zona Oeste do Rio, vai apresentar os carros do futuro.

Os carros menores chamam a atenção. Além de menos poluentes, são mais silenciosos. Há também modelos esportivos movidos a eletricidade. O mais veloz da categoria chega a 200 km/h.

Fonte: G1.

Aprenda a reciclar da forma correta!

Pilha pode ser descartada junto com o resto do lixo? Que destino dar para aquele gabinete que você não usa mais? Na hora de se desfazer de um material, sempre bate a dúvida de como e onde fazer isso da maneira correta. Pensando nisso, a Associação Empresarial de Reciclagem reuniu em seu site várias dicas de como dar o melhor destino para eletroeletrônicos,baterias e materiais de escritório.
O site ainda traz informações sobre os principais materiais recicláveis como papéis de escritório, latas, pneus e plásticos. É possível ver quanto do material é reciclado, quais os seus componentes, sua matéria prima e qual o peso do lixo na coleta seletiva.
No ícone “Rota de Reciclagem”, você pode também consultar qual o posto de reaproveitamento mais próximo. Basta colocar seu endereço e o tipo de inciativa para levar seu lixo, como comércio, cooperativa ou ponto de entrega voluntário que o site te dá uma lista de endereços.
A Associação realiza uma pesquisa a cada dois anos que analisa como anda o processo de reciclagem em algumas das principais capitais do país. É possivel saber quanto de material tem sido realmente reaproveitado e até quanto custa montar um programa de reciclagem.

Agora, que tal visitar o site e ver qual o destino que você pode dar para aqueles materiais que estão encostados na sua casa, só juntando poeira? Ou mesmo daqui pra frente, destinar melhor o seu lixo eletrônico ou reciclável? Para ajudar o planeta, é só clicar no link acima desse texto e fazer a sua parte.

Link da matéria:
Cempre
Visto no: Olhar Digital

Brasil é o país que causa maior impacto ao meio ambiente

Segundo os autores, o objetivo do ranking é identificar as nações mais bem sucedidas na condução de políticas para reduzir a degradação ambiental

Um estudo publicado na revista científica PloS One (www.plosone.org) identificou o Brasil como um dos países que mais causam danos ao meio ambiente. A pesquisa, intitulada “Evaluating the Relative Environmental Impact of Countries”, foi produzida por pesquisadores da Universidade de Adelaide, Austrália, e publicada no dia 9 deste mês.

O artigo compara o estado da degradação do meio ambiente em mais de 170 países, utilizando diversos critérios, como crescimento da população de cada país, desmatamento, poluição marinha e perda da biodiversidade. O documento também apresenta dois rankings de países que mais causam impacto à natureza.

Segundo os autores, o objetivo do ranking é identificar as nações mais bem sucedidas na condução de políticas para reduzir a degradação ambiental, e também apontar as políticas que falharam. “Nosso objetivo aqui é apresentar métricas simples para medir os impactos ambientais – absolutos ou proporcionais – dos países”, diz o estudo, em livre tradução do inglês.

Em uma das listas, a que considera o impacto ambiental de maneira absoluta, isto é, sem considerar o tamanho do país ou a quantidade de recursos naturais disponíveis, o Brasil foi classificado como o país que causa mais impacto no meio ambiente.

Mouse ecológico, Corky Mouse: Cliques que produzem energia

mouse verde


Mais um gadget verde está surgindo no mercado: o Corky Mouse. Desenvolvido pela designer norte-americana Adele Peters para o concurso Greener Gadgets, ele é o primeiro mouse sem-fio ecológico de que se tem notícia.

Leia mais sobre tecnologia verde

Isso porque o gadget dispensa o uso de pilhas ou baterias para funcionar. Desenvolvido para se abastecer de energia cinética, o mouse possui elementos piezoelétricos que produzem eletricidade a partir de movimentos.

Assim, clicar, scrollar ou, até mesmo, arrastar o mouse pela mesa é mais do que suficiente para produzir os watts necessários para que o Corky funcione. E o gadget ainda é inteiramente produzido a partir de plástico reciclado e cortiça biodegradável.

Por enquanto, o mouse não passa de um produto conceitual, que será submetido a uma série de testes antes de ser comercializado. Mas já dá para opinar: o que você achou do Corky?

Fonte: Greener Gadgets 
           Blogando Noticias

Ye Zi: O primeiro carro que economiza mais energia do que consome

Ye-zi-auto-negativo-carbono-1
    Imagens: ©SAIC, Autohome - China

A empresa Shanghai Automotive Industry Corp. (SAIC) está apresentando na Expo Shanghai 2010 um novo conceito em transporte individual: um protótipo de carro elétrico que pretende gerar mais energia do que consome e seria o primeiro veículo com emissões “negativas” de carbono. 

Denominado Ye Zi, que significa “folha”, o veículo da SAIC seria movido pela energia eólica (por meio de geradores em suas rodas) e solar, mediante painéis instalados no teto. 

Os cinco animais que mais reciclam

Enquanto os seres humanos insistem em jogar lixo no chão, resíduos recicláveis no compartimento de não recicláveis e também o contrário, certos animais fazem, naturalmente, um belo trabalho de reciclagem. É de se questionar quem é mesmo a espécie mais evoluída por aqui.

Segue a lista dos cinco animais que mais reciclam no planeta. São eles, do quinto para o primeiro:

5. Esponjas – a espécie Halisarca caerulea cresce em cavidades escuras e profundas de recifes de corais e, segundo os cientistas do Royal Netherlands Institute for Sea Research, consomem carbono orgânico dissolvido na água em quantidade equivalente à metade de seu próprio peso, por dia. Elas utilizam esse carbono para produzir novas células – os coanócitos – que alimentam outros habitantes do mesmo recife. Isso significa que elas transformam energia perdida em alimento.

Vida Marinha Recuperada na Austrália - O planeta Agradece; Imitemos essa bela iniciativa!

O OvO e o Meio Ambiente

Probição de pesca recuperou vida marinha em
Grande Barreira, diz estudo


"A proibição de pesca em parte da Grande Barreira de Corais da Austrália
ajudou a recuperar a vida marinha no local,
diz estudo publicado nesta semana.
(Foto: cortesia da Great Barrier Reef Marine Park Authority)"

"Um estudo divulgado na última segunda-feira indica
que a proibição da pesca em 2004 em parte da Grande
Barreira de Corais da Austrália possibilitou que a população de algumas espécies de peixes da região dobrasse.

O relatório, divulgado na revista científica americana
Proceedings of the National Academy of Sciences,
foi produzido por um grupo de pesquisadores da Austrália."


"A população de tubarões também é 100%
maior na área protegida em relação ao restante
da barreira, diz o estudo."

Vejam mais fotos no Slideshow

[Foto vide:http://www.bbc.co.uk]

Pavilhões e temáticas verdes na Expo Shanghai 2010

Cirque de Soleil
Pavilhão do Canadá. Imagem: ©Cirque du Soleil.
No dia 1º de maio, foi inaugurada a grande exposição mundial Expo Shangai 2010, na China, evento que tenta explorar temas que afetam a humanidade por meio de diferentes atividades e expressões, sob o lema “Cidade Melhor, Vida Melhor”.