Black pixel: um quadradinho que poupa energia

A organização ambiental Greenpeace Brasil acaba de lançar a campanha Black Pixel com o objetivo de reduzir as emissões de carbono de uma forma pouco convencional: eliminando um pixel por pessoa.

Há algum tempo fala-se da energia desperdiçada por computadores antigos e da possibilidade de monitores de PC ou páginas web com fundo negro ajudarem a reduzir esse impacto.
Isto porque alguns monitores consomem menos energia ao reproduzir um fundo preto, em vez de branco ou colorido.

No caso específico do Google, se a página do buscador tivesse fundo escuro, cerca de 750 megawatts seriam poupados por hora. (www.treehugger.com/files/2007/02/black_google_wo.php)

O Google não perdeu tempo e logo lançou uma versão dark de seu sistema de buscas; o Blackle: http://www.blackle.com/

De pixel em pixel...

A intenção do Greenpeace, porém, não é fazer com que todas as páginas virtuais sejam escuras, mas que cada usuário contribua deixando em sua tela um pedacinho negro, correspondente a um pixel, poupando alguma energia.

Basta fazer o download de um programa de computador (disponível para Mac e PC), para instalar um quadradinho negro que aparecerá em todas as páginas que o usuário abrir. (Ele pode ser movimentado de um lado para o outro para não incomodar).

Embora pareça insignificante em um único computador, quadradinhos nas telas de milhões de pessoas gerariam resultados surpreendentes.

Os organizadores acreditam que um milhão de pessoas apoiando a ideia poupariam 57 mil watts por hora, o equivalente a 1.425 lâmpadas de 40 watts apagadas.
Apesar disso, a campanha foi criticada, pois só funcionaria com os famigerados monitores analógicos ou de plasma.

Alguns críticos dizem ainda que é mais vantajoso desligar o monitor a acreditar que um pixel fará a diferença.

A ação foi criada pela agência brasileira de publicidade Almap BBDO (www.almapbbdo.com.br) e pelo Greenpeace Brasil (www.greenpeace.org.br), com a assistência do Centro Estudos Avançados do Recife (http://www.cesar.org.br/).

Se você tem um monitor velho e quiser apoiar o movimento, pode instalar o dispositivo no site oficial da campanha Greenpeace Black Pixel (em português e inglês): http://www.greenpeaceblackpixel.org/



Links: Greenpeace Black Píxel (http://www.greenpeaceblackpixel.org/)

1 comentários:

  1. acho q esse programa e mais pra monitorar as pessoas, do que pra economizar energia.

    ResponderExcluir