5 de junho, Dia Mundia do Meio Ambiente, Hoje é dia de repensar seu papel no planeta



Especial: Semana do Meio Ambiente no Tecnologia Green

Hoje é dia 5 de junho, dia mundial do meio ambiente

 
A data é antiga, foi estabelecida em 1972, mas a cada ano que passa, o 5 de junho e todos os outros 364 dias do ano, se tornam cada vez mais importantes quando se pensa nas atitudes que devem ser tomadas em prol do meio ambiente.
Os especialistas concordam que o ritmo de vida da Terra caminha para o aquecimento global, que vai sendo precipitado pelas queimadas, pela derrubada de áreas verdes, pelo acúmulo de lixo e outras agressões à natureza.

Os especialistas concordam, também, que minimizar o impacto devastador desses males começa com pequenas mudanças de hábito, que podem ser feitas por qualquer pessoa, sendo hoje ou não o Dia do Meio Ambiente.

Você já ouviu alguém dizer que para tudo na vida existe um preço? Pois é, nesse caso não é diferente. O progresso, da forma como vem sendo feito, tem acabado com o ambiente ou, em outras palavras, destruído o planeta Terra e a Natureza. Um estudioso do assunto disse uma vez que é mais difícil o mundo acabar devido a uma guerra nuclear ou a uma invasão extraterrestre (ou outra catástrofe qualquer) do que acabar pela destruição que nós, humanos, estamos provocando em nosso planeta. Você acha que isso tudo é um exagero? Então vamos fazer uma analise acerca do meio ambiente.

O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu a partir dos estudos da Organização das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, no início da década de 1970, como uma resposta à preocupação da humanidade, diante da crise ambiental e social que se abateu sobre o mundo desde a segunda metade do século passado. Esse conceito, que procura conciliar a necessidade de desenvolvimento econômico da sociedade com a promoção do desenvolvimento social e com o respeito ao meio-ambiente, hoje é um tema indispensável na pauta de discussão das mais diversas organizações, e nos mais diferentes níveis de organização da sociedade, como nas discussões sobre o desenvolvimento dos municípios e das regiões, correntes no dia-a-dia de nossa sociedade. 

O avanço da tecnologia é apontado como um dos principais responsáveis pelos grandes males causados à natureza. Não é de se negar que a poluição gerada por veículos e indústrias e a decorrente contaminação das águas e do ar, atingiram, em alguns lugares, índices insuportáveis. E, de fato, esse fenômeno decorre, principalmente, do desenvolvimento tecnológico e do sistema econômico reverenciados por grande parte da humanidade. Vale lembrar que, por trás das máquinas e do sistema, existe sempre a mente humana, que pode utilizá-los como lhe convir, para o bem do próximo e do planeta ou em detrimento dele.

Por sorte, uma dialética aplica-se a esse caso que, com o advento da ecologia e o despertar da consciência ecológica, encontra sua antítese naqueles que utilizam os frutos desse avanço na luta pela proteção do planeta e dos seres que o habita. Cada vez mais são desenvolvidas tecnologias menos poluentes e mais econômicas (tecnologia verde), ao mesmo tempo em que os métodos de fiscalização, controle, prevenção, remediação e limpeza de danos ao meio ambiente tornam-se mais eficientes. Outra grande aliada do planeta na era cibernética tem sido a Internet, que dissemina informações e campanhas na mesma velocidade em que se degrada, e a esperança sempre é de que a conscientização acabe por superar a devastação.

A net tem sido uma ferramenta para que instituições ambientalistas e as idéias e campanhas que promovem atinjam um número crescente de pessoas e de uma maneira mais efetiva. Dener Giovanini, Coordenador Geral da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (RENCTAS), acredita que o grande beneficiado nesse processo tenha sido o poder de mobilização para as questões globais, capaz de gerar amplas reações, quase que imediatas: “A velocidade e a disponibilidade das informações propiciadas pela Internet reduziu distâncias e rompeu com as amarras geográficas. Através dela, o usuário pode se manifestar e mobilizar em tempo recorde.”

E, de fato, o grau de praticidade na ação ecológica promovida pela rede chegou a tal ponto que é possível plantar uma árvore com apenas um clique do mouse, ou até mesmo adotar virtualmente um animal silvestre ameaçado de extinção, e isso sem qualquer tipo de compromisso financeiro ou de afiliação com a instituição.

É o caso do Clickarvore, um programa de reflorestamento pela Internet com espécies nativas da Mata Atlântica. Promovido pela parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica, o Instituto Ambiental Vidágua e a Editora Abril, o projeto já promoveu o plantio de mais de 2 milhões de mudas desde o seu início, em agosto de 2000.

Mas voltando ao assunto sobre como as novas tecnologias podem minimizar  o impacto ambiental, vamos citar aqui 10 tecnologias verdes  que já existem.

1 Masdar: a primeira ecocidade do mundo

 

Em Abu Dahbi, nos Emirados Árabes, debaixo de um sol desgraçado e na mira de ventos intensos, será erguida a primeira ecocidade do mundo: Masdar!

Aí que se encontra o segredo: sol desgraçado (energia solar) e na mira de ventos intensos (energia eólica). Masdar será auto-suficiente em termos de energia: tudo o que ela consumir ela vai produzir.

2 Impressora Verde recicla o papel

 

Essa é a ideia da PrePeat, que está sendo lançada no Japão. Ela dispensa a tinta e usa folhas de papel especial, que contém pigmentos ativados pelo calor - e, por isso, pode ser apagado e reutilizado mais de 1000 vezes.

3 Samsung Lança memória DDR3 Verde

 

A memória DDR3 de 30 nanômetros (nm). Ela consume 30% menos energia do que chips com a tecnologia de 50nm e promete ser ainda mais barata que as atuais.
A empresa estima que o consumo de um pente de memória DDR3 de 4GB em um notebook consuma cerca de 3 Watts de energia por hora, o que aumenta muito a autonomia da bateria.

4 Volkswagen apresenta carro que faz 41km/l

 

No último Salão de Automóveis de Los Angeles, em dezembro passado, a empresa automobilística alemã Volkswagen apresentou ao mundo o protótipo UP! Lite. O carro é cheio de inovações, como caixa sequencial de 7 marchas, entrada de ar escamoteável, ou seja, a entrada de ar fica aberta somente quando necessário. Além disso, no lugar dos retrovisores há câmeras, as rodas são feitas de fibra de carbono e alumínio, sem contar a carroceria, que também foi feita com materiais mais leves.

5 Nova camisa da seleção brasileira e feita de garrafa PET

 

Assim como a camisa azul, já anunciada, a amarela é feita com novo tecido Dri-Fit a partir de garrafas PET.
São necessárias até oito garrafas para produzir uma camisa e, segundo a Nike, o processo de fabricação diminui em até 30% o consumo de energia se comparado ao uso de poliéster novo.
Além do Brasil, Portugal, Holanda, Coréia do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Sérvia e Eslovênia também devem usar uniformes mais verdes no mundial.
Outra novidade anunciada é que as camisas oficiais, que eram desenvolvidas exclusivamente para os jogadores, também passam a ser vendidas em lojas.


6 Ecofonte: Fonte de texto que garante 20% de economia de tintas/toners de impressora

Ecofonte a mais nova maneira de se economizar tintas e toners de impressoras, criado pela agência holandesa Spranq. A ecofonte uma fonte desenvolvida para economizar a tinta que é utilizada quando imprimimos documentos em papel.

7 Tecido de Bambú

 

O bambu é uma planta típica da Ásia que pode ter até 30 metros de altura.  Ele possui muitos benefícios para quem o usa: serve para comer, é utilizada para fazer cestos e construir barracos e casas (o telhado do Terminal T4 de Barajas Madrid está coberto de bambu) também é um dos materiais mais fortes no mundo. Ele gera 30% mais oxigênio do que outras árvores e alguns podem captar 12 toneladas de CO2 por hectare. Leva três dias para se decompor em uma pilha de 14 orgânico e 90 em seu ambiente natural. 


8 Mouse ecológico, Corky Mouse: Cliques que produzem energia



Mais um gadget verde está surgindo no mercado: o Corky Mouse. Desenvolvido pela designer norte-americana Adele Peters para o concurso Greener Gadgets, ele é o primeiro mouse sem-fio ecológico de que se tem notícia. 


9 Origami high-tech à energia solar deixa PC mais rápido


A criatividade realmente não tem limites. Agora é o origami - tradicional arte japonesa de dobrar o papel, criando figuras sem cortá-lo ou colá-lo – que se alia a tecnologia e a energia solar. O resultado? O nano origami, técnica que pode ser usada para a fabricação de peças tridimensionais.

Claro que esse tal nano origami não é tão simples quanto parece... Mas o que importa é que pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology - MIT, de Cambridge, EUA, estão usando essa técnica para criar eletrônicos na escala nano 3D movidos a energia solar, que podem ajudar a criar memórias mais potentes para PC, além de processadores mais rápidos.

10 O robô planta que é alimentado por água poluida


O que acontece quando os robôs são verde? O artista mexicano Gilberto Esparza criou uma provocação " Planta Nomada ou Nomadic Plant ".
A planta nomada é um ecossistema com um robô feito de plantas derivadas da biotecnologia e microorganismos que vivem em simbiose no corpo de uma máquina. Esse organismo vive perto dos rios estão sendo contaminados por resíduos da cidade, move-se para encontrar águas residuais, processar e transformar os nutrientes em energia, cumprindo assim o seu ciclo de vida.

Produtos Verdes
Gadgets Verdes

0 comentários:

Postar um comentário